top of page
MY BUTTON

Na nossa profissão o importante é realmente fazer sempre as coisas o melhor possível e estudar. Estudar muito. Não no sentido académico, mas mais no sentido da descoberta e da alegria.

Sebastião Rodrigues, entrevista RTP 1996*

 

 
* ROLO, Elisabete (2013) - Design gráfico e processo criativo: o caso de Sebastião  Rodrigues. Convergências Revista de Investigação e ensino das artes. Castelo Branco: Escola Superior de Artes Aplicadas. ISSN:1646-9054. Edição nº 12 (Novembro 2013)

 

 

 

 

 

 

UD é um projeto do Programa Doutoral em Design das universidades de Aveiro e Porto, criado pelos seus alunos para promover a investigação em Design, fomentando a divulgação, partilha e progresso do conhecimento em design.

 

Nesta edição UD'14 alargámos o domínio nacional para a dimensão Ibérica. 

 

Reconhecemos a investigação em design como uma prática laboratorial, agente de progresso das ideias e desenvolvimento económico. Com este evento pretende-se proporcionar aos investigadores ibéricos a oportunidade de comunicar a diversidade dos seus temas e métodos, assim como participar coletivamente na construção do futuro da investigação.

 

A transversalidade do corte da melancia, citado do Almanaque de 1960 da autoria de Sebastião Rodrigues, é entendida metaforicamente como análise científica antevendo um campo de conhecimento que correlaciona teoria e prática.

 

O designer Sebastião Rodrigues em entrevista televisiva (RTP 1996) defende a alegria e a descoberta como condições de suporte ao Design. Na verdade a alegria é condição de origem e destino da descoberta sem a qual o Design perderá o seu sentido.

Pretende-se com este encontro reforçar a unidade Ibérica da cultura e investigação em Design, dando justo significado à palavra "desenho/diseño" como condição de inovação que nasce do desejo e aspira ao desígnio.

 
bottom of page