top of page
Rachel Cooper

Rachel Cooper

Oradora convidada

Anna Calvera

Anna Calvera

Coordenadora do Programa Doutoral em Design da Universidade de Barcelona

Francisco Providência

Francisco Providência

Coordenador do Programa Doutoral em Design da Universidade de Aveiro

Joana Quental

Joana Quental

Coordenadora do Programa Doutoral em Design da Universidade de Aveiro

Sobre o UD14

Em convergência com o espírito do "horizonte Europa 2020", gostaríamos de propor ao congresso dos doutorandos, o tema das relações entre teoria e prática do Design. De que forma pode a nossa investigação contribuir para o progresso da economia? Por isso convidámos a Professora Rachel Cooper da Universidade de Lancaster, que se tem dedicado às questões da gestão do Design, que integrou a equipa de redatores do relatório comunitário "Design para o desenvolvimento e prosperidade, 2012".

 

Pode ler-se nesse documento: "É necessária uma ação Europeia que apoie a criação de comunidades mistas de empresas, profissionais, académicos e decisores políticos com o objectivo de partilhar e divulgar o conhecimento sobre a investigação em design e no apoio ao desenvolvimento colaborativo de ferramentas, métodos e recursos que irão aumentar a competitividade da inovação no design europeu".

 

Rachel Cooper é Professora de Gestão de Design da Universidade de Lancaster, onde é Presidente do Lancaster Institute for the Contemporary Arts, co-Diretora do ImaginationLancaster, e co-Diretora do HighWire (Digital Economies Innovation Doctoral Training Centre). É também Presidente da European Academy of Design, Editora de The Design Journal, e administrador da Research and Development Management Association (RADMA). Tornou-se, recentemente, membro do Design and Innovation Leadership Board da UE, realizando consultoria para universidades nacionais e internacionais, governos e organizações não-governamentais.

 

Todos os projectos de investigação em que esteve envolvida foram desenvolvidos em colaboração com a indústria, trabalhando tanto a nível nacional como internacional. Esteve envolvida num projeto de investigação de quatro anos (2008-2012) – Urban Futures – que trata a criação de cenários alternativos para a regeneração sustentável, abordando especificamente a tomada de decisões de design e densidade urbana. Rachel Cooper escreveu mais de 100 artigos e vários livros nesta área, sendo o mais recente The Handbook of Design Management (Berg, August 2011).

Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PEst-OE/EAT/UI4057/2014

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Google+ Clean Grey
bottom of page